quinta-feira, 11 de julho de 2013

Literatura Brasileira, vamos apoiar?


Bom pessoal, mais do que nunca eu tenho lido livros nacionais. Antes os únicos livros que eu acabava lendo eram os livros pedidos na escola, ou do Paulo Coelho. Mas felizmente criei o blog, entrei ainda mais para a literatura e acabei dando uma chance maior para os nacionais sem ser os famosos Raphael Draccon ou Paula Pimenta. 

Dei uma chance para novos, ou nem tanto assim, autores brasileiros. Resultado: não me arrependi nem um pouco. E com isso em mente e, após ter lido uma matéria que me deixou bastante chateada, resolvi estabelecer uma meta de leitura a mim que será bem dificil de cumprir, mas acredito que conseguirei. 

Apesar de ter muitos livros na minha lista de desejados, os livros nacionais vem tomando o lugar dos livros internacionais, então pensei, porque não? Porque não focar mais a minha leitura em livros nacionais? Porque não dar uma chance maior a esses escritores e com o blog ajudar na divulgação desses livros? E é isso que estarei fazendo. 

A partir de hoje, apesar de já ser meio do ano, estou participando do desafio 50 livros nacionais lidos. Para saber mais, clique no banner. Segue abaixo para vocês, a matéria que me fez tomar uma atitude. E você? Ainda tem preconceito?




1. Dom Casmurro por Machado de Assis
2. A Linhagem por Camila Dornas (resenha)
3. Infinda: A Bela Imperatriz e o Rei dos Contos de Fadas por Domi Milani (resenha)
4. Presságio: O Assassinato da Freia Nua por Leonardo Barros
5. Cores de Outono por Keila Gon




Livro nacional? Não quero!

Por que leitores brasileiros ainda preferem livros estrangeiros?


Semana passada, fui abordado em uma livraria do centro do Rio por uma moça que queria ajuda na escolha de um livro de suspense ou de aventura. Entre os lançamentos, recomendei A noite maldita (ed. Novo Século),do André Vianco, e Fios de prata (selo Fantasy), do Raphael Draccon. A moça estava bastante entusiasmada com as indicações até ler a biografia dos autores. Sua expressão mudou subitamente e ela largou os livros com um vigoroso “ai, autor brasileiro não, né?”. Perguntei qual era o problema e ela se defendeu, dizendo que o livro não era para ela e que “dar de presente livro nacional pega mal, né?”. Sem muita paciência, me afastei, mas fiquei observando quando ela pescou um Harlan Coben na prateleira e enfiou-se na fila para pagar.
Dois dias depois, participei de uma mesa de debates com autores de literatura nacional no monumento Estácio de Sá. O evento estava cheio e o entusiasmo dos leitores em ter contato direto com autores era evidente. Diante de episódios tão díspares, foi inevitável a pergunta: por que brasileiro não lê brasileiros? Especifico: por que brasileiro não lê brasileiros contemporâneos?
Quero falar daquelas obras de gênero (policial, fantasia,chicklit, terror) que disputam com os bestsellers e, vez ou outra, conseguem seu espaço no mercado editorial. André Vianco, por exemplo, chegou na marca de um milhão de exemplares com suas histórias de vampiro – tema bastante explorado em obras estrangeiras também.Há romances nacionais para os mais variados gostos, sempre trazendo características e paisagens tipicamente brasileiras, o que torna a identificação com a história muito mais eficaz. Por que, então, os livros estrangeiros ainda têm preferência?



7 comentários:

  1. Oi Rê.
    Muito legal você participar desse desafio. Eu sou suspeita a falar porque eu me encantei com autores brasileiros só depois de começar com meu blog. Não me lembro de ter lido mais de quatro livros nacionais na minha vida (me envergonho disso!). Mas mudei meu modo de pensar logo depois que li uns livros brasileiros maravilhosos. *.* Agora não quero largar mais. Aprendi a dar valor a nossa literatura e vou continuar. :)
    O texto que você publicou é muito interessante.

    beijo

    http://elaeseuslivros.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Rê,
    Creio que a discussão é bem mais profunda do que parece, passando por questões culturais como: a falta de incentivo à leitura; o modismo de só se ler best sellers e, principalmente, a ideia "plantada" de que o autor brasileiro não tem talento e não vende.

    Abraço ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente com você e, o que eu mais acho absurdo, é acharem que um escritor nacional não pode ser tão bom quanto qualquer outro internacional. Muito chato isso.

      Excluir
  3. Olá Renata..
    Antes de mais nada gostaria de agradecer o seu contato lá no blog, e consequentemente pela parceria. Está sendo um prazer conhecer seu blog.

    Sabe.. A literatura nacional também está tomando parte de mim. Antes de criar o blog eu não dava muita importância para autores. Eu pegava um livro, se me interessava, eu comprava. De fato ainda sou assim, mas hoje tenho o interesse de saber se é nacional ou não.

    Parabéns por inciar no projeto. Dom Casmurro foi o primeiro livro que li, acredita? Aos 6 anos.. Mas pretendo reler em breve, afinal, eu não codificava. Eu apenas lia, rs!

    Eu queria muitas participar deste desafio, mas não teria tempo de completar a meta. Sucesso!

    Beijos, Lu ♥
    http://luizando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Literatura Brasileira tem muitas coisas boas, e as pessoas insistem em ter o preconceito.

    Na minha opinião, os livros infanto-juvenil brasileiros são ótimos e eu me divirto muito com eles (até hoje ahahha)

    Ótimo blog, dona geek! Abraços.

    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Super apoio a leitura de livros nacionais, já li alguns e não vejo quase diferença nenhuma para os livros estrangeiros. Tem livros brasileiros com histórias muito diferente do que se ver por aí hoje em dia.
    http://leituramagnifica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Super legal a ideia e eu apoio demais. Temos muitos autores maravilhosos por aqui. Não entro nessa porque nao posso garantir um numero alto assim no meio do ano ne, mas ja li alguns esse ano, e alguns chegaram a estar entre os melhores por enquanto!

    Beijooos
    escolhasliterarias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir